Saiba como aumentar as vendas de imóveis com ajuda da tecnologia
Lorrayne
A tecnologia pode ser utilizada por diferentes tipos de empresas para impulsionar as vendas. Aplicativos, mensagens instantâneas, assinatura eletrônica, enfim. Muitas dessas ferramentas contribuem para melhorar a experiência dos clientes e ajudar na tomada de decisão.
A questão é que nem todas as empresas do ramo imobiliário sabem como usar a tecnologia a favor dos negócios e, por conta disso, acabam perdendo a oportunidade de vender e se sobressair no mercado.
Sua empresa sabe como utilizar a tecnologia para vender mais imóveis? Se a resposta for não, sem pânico. Hoje você vai descobrir tudo que é necessário para aumentar as vendas usando a tecnologia.
Boa leitura!
Tecnologia: uma aliada poderosa para vender imóveis
A tecnologia chegou para otimizar a abordagem do cliente e garantir uma melhor experiência de compra. Quando usada corretamente, pode ajudar no controle de processos comerciais, na análise de indicadores de desempenho e tomada de decisão. Também, ajudar a identificar necessidades de melhorias.
Ainda existe um grupo que é resistente em relação ao uso de ferramentas tecnológicas. Mas isso porque não sabem exatamente como usar a inovação em prol dos seus negócios.
Para ter ideia, a tecnologia pode ser extremamente útil para a empresa atrair mais compradores. Da mesma forma que pode auxiliar na qualificação dos leads, na apresentação de imóveis, fechamento de negócios e atendimento pós-venda.
Ou seja, a empresa do ramo imobiliário pode aumentar (e muito) a chance de reconhecer novas oportunidades e alavancar os resultados. Mas para isso precisa saber como a tecnologia pode ser usada para vender mais.
Como a tecnologia pode ser usada para vender mais
Já pensou em conseguir analisar o comportamento de um cliente e, com base nisso, criar um desejo de compra? Ou direcionar todas suas estratégias de marketing para o público certo ao ponto de aumentar as vendas significativamente?
Acha que é possível apresentar os seus imóveis de um jeito divertido a ponto de atrair e despertar o interesse de novos clientes? Ou otimizar tanto os processos comerciais a ponto de concluir as vendas em menos de 1 semana?
Você pode não acreditar, mas tudo isso é possível quando a empresa do ramo imobiliário faz uso das ferramentas certas.
Tecnologias como o CRM podem ser usadas para melhorar os processos e aumentar o sucesso das equipes nas vendas. Já as redes sociais podem proporcionar um espaço promissor para atrair a atenção do público e despertar o desejo de compra.
E-mail e blog podem ser utilizados pelas equipes de marketing para transmitir conteúdos relevantes para a qualificação dos leads. Da mesma forma, canais digitais como Youtube e Spotify podem ser usados para apresentar empreendimentos de forma moderna e inovadora.
Até fechar uma venda pode ser mais prático com o apoio da tecnologia certa. Plataformas de gestão de documentos e assinatura digital, permitem que a assinatura de contratos seja realizada sem complicações e em poucos cliques.
E se não bastasse tudo isso, a tecnologia ainda pode ser usada pela empresa para manter o relacionamento com o cliente no pós-vendas por meio de aplicativos de mensagens instantâneas e chat virtuais.
Viu só como a tecnologia pode ajudar?
7 tecnologias para vender imóveis
Agora que você já sabe como a tecnologia pode ser útil para aumentar as vendas, que tal conferir 7 ferramentas que podem ser utilizadas pela sua empresa para vender imóveis?
1- Site que permite conhecer o imóvel online
A primeira regra para vender mais imóveis é ser visto, concorda? Quando a sua empresa é vista, ela é lembrada, e quando lembrada, ela passa a ter relevância em uma tomada de decisão.
Assim sendo, se você realmente quer aumentar a chance de fechar negócios, tenha um site que garante boa visibilidade dos imóveis e, melhor, permite conhecer online os empreendimentos.
Permitir a visita pela internet é uma forma excelente de você acelerar o processo de apresentação dos ativos. Aumentando, assim, a chance de um comprador conhecer o imóvel e fazer uma proposta.
2- Redes Sociais
As redes sociais são ótimas ferramentas para atrair compradores e aumentar as vendas. Afinal, condensam um número grande de usuários.
Hoje, o instagram possui 1 bilhão de usuários ativos por mês, enquanto que o facebook possui mais de 2,6 bilhões. Isso significa que, por meio de uma simples postagem, a sua empresa pode alcançar muitas pessoas. Já pensou em todas as oportunidades que um simples “click” pode trazer?
E olha que as redes sociais não são ótimas apenas para prospectar clientes, viu? Elas também são ferramentas incríveis, pois otimizam a comunicação e melhoram o engajamento, uma vez que oferecem troca de mensagens instantâneas, curtidas e comentários.
Veja um exemplo:
Digamos que a sua empresa postou a foto de um apartamento no Instagram. Você pode verificar nas curtidas e nos comentários da imagem qual foi a reação do público e, a partir daí, traçar uma estratégia para converter essas pessoas em potenciais compradores.
Você pode ainda mandar o portfólio no privado apresentando os ativos à venda, ou pedir para que participem de uma pesquisa online para descobrir quais são as suas necessidades e os tipos de empreendimentos que estão mais interessados.
3- Aplicativos
Estamos vivendo na era da mobilidade, em que tarefas podem ser concluídas em poucos cliques e os serviços podem ser contratados em um dispositivo móvel. Restaurantes, bancos, lojas comerciais, farmácias, enfim… Diversos segmentos já estão fazendo uso dos aplicativos para chegar rápido até as pessoas, e é claro que o setor de imóveis não poderia ficar fora dessa.
Até então o Brasil tem 424 milhões de dispositivos digitais em uso, e segundo um estudo divulgado pelo Cuponation, empresa que ajuda o consumidor a comprar de forma inteligente, o número de smartphones no mundo inteiro deve crescer mais de 50% até final deste ano.
Mas o que esses dados significam na verdade?
Bom, significam que cada vez mais pessoas estão se conectando ao mundo digital, e que ter o seu negócio na palma da mão do cliente é praticamente um requisito para continuar vendendo. Já imaginou todas essas pessoas navegando na internet, e só o seu negócio estar fora desse meio? Muitas oportunidades de vendas podem ser perdidas…
4- Tour virtual
Outra tecnologia que está em alta e pode melhorar (e muito) a experiência de compra do cliente é o tour virtual. Aqui, a pessoa não precisa mais visitar os imóveis um a um para decidir qual é o certo. Pode simplesmente acessar o site da empresa, pesquisar os empreendimentos favoritos e fazer a visitação online de cada um deles no conforto de casa.
Depois, basta escolher o imóvel de interesse, agendar uma visita com o corretor para avaliar o ativo pessoalmente. Já pensou na economia de tempo que isso pode proporcionar para a pessoa que está comprando? Ou melhor, o quanto a sua empresa pode economizar com deslocamentos, e garantir disponibilidade para fazer novas negociações?
5- CRM
CRM, conhecido também por Customer Relationship Management, é uma ferramenta que automatiza as funções de contato com o cliente. Como permite registrar todas as interações dele com a empresa, a equipe responsável pelo marketing pode elaborar estratégias mais assertivas em suas campanhas para criar e manter um bom relacionamento.
Por meio das informações coletadas e armazenadas no CRM, os integrantes do time podem estudar o comportamento do cliente e definir como devem ser feitas as abordagens. Não só isso, definir que procedimentos devem ser gerados e qual será o plano mais assertivo para a comunicação.
Uma boa ferramenta CRM deve ser capaz de emitir relatórios completos e detalhados para a empresa identificar falhas e oportunidades de melhorias. Também integrar setores, uma vez que todas as áreas da empresa influenciam nas vendas, e fornecer um bom armazenamento de dados para manter salvas todas as informações.
Também deve oferecer acessibilidade para os profissionais analisarem dados e emitirem relatórios de qualquer lugar e hora, com operação em nuvem e em dispositivos móveis.
6- Inteligência artificial
Antes o cliente precisava ligar para a construtora, incorporadora ou imobiliária para agendar uma consulta e tirar dúvidas sobre um imóvel. No entanto, se não conseguia ser atendido, precisava mandar uma mensagem por e-mail e aguardar o retorno de um funcionário.
O problema é que nem sempre o cliente está disposto a esperar, e muitas oportunidades podem ser perdidas apenas por causa disso.
Mas a sua empresa não precisa correr esse risco quando investe em tecnologia. Sabe por quê? Porque, hoje, existem ferramentas com inteligência artificial que podem ser programadas para fazer o agendamento, inclusive responder às principais dúvidas do cliente.
Um assistente virtual, que conversa com as pessoas por meio de um chat, pode oferecer suporte quando a sua equipe já encerrou o expediente. Até mesmo auxiliar no atendimento quando há muitas pessoas interessadas em conversar com a empresa na mesma hora.
7- Assinatura eletrônica
A assinatura eletrônica é um procedimento totalmente digital utilizado para a assinatura de contratos. Por meio de uma plataforma como a Assine.Online, a sua empresa de imóveis pode concretizar acordos, fechar vendas e formalizar documentos em poucos cliques, pela internet.
Geralmente, o processo de venda de um imóvel é burocrático e costuma demorar dias para ser concluído. E esse tempo é suficiente para o cliente desistir da compra, perder o documento ou até mesmo duvidar da capacidade da sua empresa.
Por sorte, isso não ocorre com a assinatura eletrônica. Afinal, a tecnologia permite o fechamento de um negócio de forma praticamente instantânea. Ou seja, de 40 dias a venda passa a ser concluída em apenas 1!
Assine.Online: sua plataforma para assinar documentos
A Assine.Online é uma plataforma para gestão de documentos e assinaturas digitais, que veio para agilizar o processo de venda dos seus imóveis.
Após o cadastro, a sua empresa pode fazer o upload de contratos em PDF e enviar os documentos aos signatários, para que os potenciais clientes leiam e realizem a assinatura em poucos cliques.
Simples assim!
Algumas pessoas ficam em dúvida se a assinatura eletrônica oferece segurança e validade jurídica por se tratar de um procedimento digital. Mas, não há motivos de preocupação. Desde que a Medida Provisória 2.200-2 foi sancionada, no dia 24 de agosto de 2001, ela passou a ter a mesma validade jurídica que uma assinatura física.
Se você quer saber mais sobre como a assinatura eletrônica pode ajudar no processo de vendas dos seus imóveis, converse com nossa equipe para esclarecer todas as dúvidas!