Contrato digital: como ele pode otimizar as vendas?
Lorrayne
À medida que as empresas continuam a explorar novos caminhos de transformação digital, a necessidade de processos sem papel se torna ainda mais significativa. Por esse motivo, é crescente a adoção do contrato digital e das assinaturas eletrônicas.
De fato, essa é uma importante estratégia que permite melhorar e agilizar os processos, reduzir os custos e, em muitos casos, otimizar as vendas.
Quer saber como o contrato digital pode ajudar a sua empresa a alcançar melhores resultados em vendas? Basta continuar a leitura!
A importância da transformação digital
O estudo “Keeping Score: Why Digital Transformation Mattters“, realizado pela consultoria Coleman Parkes Research, demonstra que as iniciativas de transformação digital são responsáveis por consideráveis melhorias nas operações empresariais.
O levantamento constatou que as empresas que investiram na digitalização e em novas tecnologias obtiveram benefícios revelantes como:
- Crescimento de receita advinda de novos negócios em 37%;
- Aumento da produtividade dos colaboradores em 39%;
- Aumento da eficiência operacional em 38%.
Além disso, 76% das organizações entrevistadas revelaram melhora na capacidade de alcançar seus clientes e 69% perceberam aumento de sua diferenciação competitiva.
Obviamente, esses dados não estão exclusivamente relacionados à adoção do contrato digital. No entanto, essa iniciativa é responsável por importantes melhorias, as quais ajudam a otimizar as vendas, como você pode conferir a seguir!
Como o contrato digital pode otimizar as vendas
Com um contrato digital, a oferta, aceitação, assinatura e outras formalidades são feitas utilizando meios eletrônicos, o que ajuda a dar agilidade e segurança aos processos, além de facilitar a gestão de documentos. Veja como essas vantagens podem ajudar a otimizar as vendas.
Melhora a experiência do cliente
A experiência do cliente se refere a todas as emoções que um sente sente antes, durante e depois de comprar um produto ou contratar um serviço, mais especificamente em relação às interações que teve com a marca.
Portanto, não se trata apenas sobre um resultado – por exemplo, comprar um produto e ficar satisfeito com ele – é mais sobre a jornada.
No mercado altamente competitivo de hoje, os consumidores estão cada vez mais conectados e exigentes. Por isso, oferecer uma experiência do cliente satisfatória e memorável é essencial para:
- Transformar clientes em embaixadores: clientes satisfeitos tendem a falar sobre as marcas que gostam com as pessoas ao seu redor e em suas redes sociais;
- Melhorar a imagem da marca: Isso é válido principalmente no universo digital, onde as críticas negativas podem se espalhar rapidamente;
- Destacar-se da concorrência: a experiência do cliente oferece uma nova arena, permitindo que algumas empresas se destaquem;
- Reter clientes: um cliente satisfeito tem mais probabilidade de permanecer fiel à marca.
O contrato digital agrega maior comodidade à jornada do cliente, por exemplo, permitindo que ele possa receber assinar o documento eletronicamente, sem a necessidade de locomoção, impressão.
Além disso, como todo processo é feito no ambiente digital, tudo ocorre de maneira mais rápida e o cliente pode obter o contrato assinado por todas as partes envolvidas na transação em questão de horas.
Em outras palavras, a satisfação do cliente melhora drasticamente, visto que elimina a necessidade de se locomover para realizar a assinatura, de devolver documentos assinados por correio ou de imprimir e digitalizar um contrato assinado por e-mail.
Tudo pode ser feito online. Basta fazer login em uma plataforma de assinatura eletrônica a partir de qualquer dispositivo e assinar o documento. Concluído o processo, o cliente tem acesso ao contrato digital assinado por todas as partes envolvidas à sua disposição.
Permite vendas à distância
A localização geográfica de uma empresa, em muitos casos, pode ser um empecilho para ela realizar mais vendas.
Isso, porque, muitos clientes acabam preferindo opções que estejam mais próximas, justamente para evitar grandes locomoções.
O contrato digital, nesse sentido, elimina esse problema, visto que todo o processo de venda pode ser realizado digitalmente.
Isto é, você pode realizar reuniões por videoconferência, fazer todas as tratativas por e-mail ou mensagens instantâneas e formalizar toda a venda por meio de um contrato digital, firmando-o com assinatura eletrônica.
Vale ressaltar que a assinatura eletrônica possui validade jurídica e pode, perfeitamente, substituir a assinatura física nos contratos de venda.
Otimiza o tempo dos vendedores
Com o contrato digital, as equipes de vendas podem ser mais eficazes ao eliminar uma série de burocracias, como impressão, envio para assinatura, e organização desses documentos em pastas físicas.
Essa iniciativa também torna possível criar fluxos de assinatura eletrônica de contrato. Assim, é possível enviar alertas e acompanhar o processo tempestivamente, tornando-o mais ágil e funcional.
Por exemplo, se você tiver um contrato que precisa ser assinado por cinco pessoas – como geralmente é no setor imobiliário – é possível automatizar o envio do documento, encaminhando-o para cada signatário em uma ordem pré-estabelecida.
Ao passo que cada signatário finaliza sua etapa, o documento fica disponível para que o seguinte possa assiná-lo.
Ao concluir os processos mais rapidamente, e com mais tempo livre, os vendedores podem se dedicar a outros clientes e, assim, aumentar o número de vendas.
Aumenta os lucros
O contrato digital, além de ajudar as empresas a venderem mais, também possibilita a redução dos custos da transação.
Em outras palavras, ele permite que as empresas aumentem os lucros sobre cada venda.
Dentre os custos que podem ser reduzidos estão aqueles ligados ao processo de impressão (papel, tinta e manutenção de impressora) e de envio de contrato (serviços postais ou locomoção de profissionais para essa finalidade).
Conclusão
A adoção do contrato digital é uma iniciativa com grande potencial para otimizar as vendas nas empresas. Dentre as principais vantagens, vale destacar uma melhor experiência para os clientes e para os vendedores, além da possibilidade de automatização de processos e redução de custos.
Essa estratégia também permite uma melhor integração com softwares de gestão, como CRM, o que contribui para a otimização de diversos processos organizacionais.
Porém, para obter esses benefícios, todo o fluxo de trabalho precisa ser digital, o que inclui, necessariamente, rotinas de assinatura eletrônica.
É importante destacar que não basta simplesmente “adicionar” um módulo de assinatura eletrônica ao seu processo de vendas. É essencial repensar toda a jornada do cliente e oferecer uma experiência otimizada.
Sabendo disso, o Assine.Online, uma plataforma de Assinaturas Eletrônicas, que conta com profissionais que trabalham em parceria com as empresas, para entender toda a jornada do cliente e, assim, oferecer uma solução sob medida para as necessidades de seu negócio.
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